Transporte ferroviário de passageiros nos Estados Unidos

O transporte de passageiros de longa distância nos Estados Unidos é realizado pela empresa Amtrak (National Railroad Passenger Corporation) (Figura 1). Atende 500 localidades em 46 estados americanos, além de algumas cidades canadenses. A operação ferroviária inclui mais de 300 trens e 35 mil km de linhas.

Figura 1 – Trem da Amtrak na estação de Raleigh, Carolina do Norte, EUA (2008)

Desde sua criação, em 1971, está apresentando resultados negativos em seus balanços. Os prejuízos constantes têm gerado muitas discussões entre os americanos sobre a necessidade ou não de privatizar a empresa. Não há consenso se os serviços de transportes, como o ferroviário de passageiros, devem ser considerados um negócio ou um serviço público. São posições completamente diferentes, que influenciam diretamente na qualidade dos serviços prestados.

Os defensores da privatização procuram utilizar a conhecida equação “estatal é ruim” e “privado é bom”. Para eles, a privatização traria melhor eficiência para o sistema, resultando em lucros e retorno sobre os investimentos da empresa ferroviária. Mas existe uma lógica de mercado que precisa ser considerada. A operação privada destes serviços passaria a priorizar rotas ferroviárias mais lucrativas e a eliminar as deficitárias.

A realidade tem demonstrado que os sistemas de transportes nos Estados Unidos estão sempre operando com o auxílio de algum subsídio público.  As tarifas provenientes dos serviços prestados não são suficientes para pagar os investimentos realizados na construção das infraestruturas de rodovias, ferrovias e aerovias. Portanto, a intervenção estatal é fundamental para a existência destes serviços.

Para os especialistas que defendem a não privatização, os benefícios oferecidos pela Amtrak dificilmente podem ser medidos pelos modelos de negócios usualmente utilizados. O valor dos serviços oferecidos vai muito além dos números e observações de um relatório contábil.

Além de transportar encomendas e passageiros, a Amtrak contribui com a sociedade americana através da economia de energia, redução de poluentes, independência quanto ao uso de combustíveis fósseis e segurança nacional, pois oferecem redundância em caso de outros sistemas de transportes falharem. Além disso, atendem regiões agrícolas dependentes das ferrovias, cujos serviços não podem ser interrompidos pois garantem a manutenção das atividades locais.

O país mais capitalista do mundo entende a importância de manter um sistema de transporte ferroviário de passageiros, mesmo que seja deficitário em suas operações. A Amtrak, que realizou no último ano 37 milhões de viagens, é um bom exemplo de um serviço público que prioriza o interesse da sociedade.

É através desta visão mais ampla que os sistemas de transportes deveriam ser analisados e considerados. A condução das políticas de transportes no Brasil deveria ser rediscutida, considerando outras opções e alternativas praticadas ao redor do mundo.