Mobilidade urbana

A decadência das ferrovias verificada na segunda metade do século XX no país contribuiu, também, para reduzir as prioridades na construção e expansão dos serviços de transporte de passageiros nas cidades e metrópoles brasileiras. Foi nesse período que diversas cidades eliminaram os Tramways, sistema mais conhecido no Brasil como bondes elétricos.

No início desse século, no entanto, algumas cidades brasileiras entenderam os benefícios do transporte ferroviário e resolveram retomar os investimentos para oferecer vários tipos de serviços. Os sistemas principais escolhidos no país são o metrô, metropolitano e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Cada um destes sistemas atende determinadas demandas das cidades, principalmente quanto à capacidade de transporte de passageiros.

VLT Carioca

O metrô está disponível nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. O sistema mais organizado e extenso é o da cidade de São Paulo, inaugurado em 1974. Atualmente conta com 7 linhas, algumas ainda incompletas, mas já em operação. Uma das particularidades do sistema paulista é que a linha Amarela, de número 4, opera com o auxílio do computador, ou seja, não existe um condutor para comandar os trens.

Para demandas maiores de passageiros, o trem metropolitano é o mais indicado. Está presente nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Teresina. Como o próprio nome está dizendo, são sistema que atendem regiões metropolitanas, ou seja, várias cidades se beneficiam dos serviços de transportes. Normalmente, estes sistemas estão interligados a outros, como o metrô. São Paulo possui o maior sistema de trens metropolitano no país, com 6 linhas.

Mais recentemente, os serviços realizados no passado pelos bondes voltaram com uma nova concepção, mais moderna e confortável, conhecida como VLT. Estão presentes nas cidades de Santos, Rio de Janeiro, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Sobral. Diferentemente dos anteriores, o sistema VLT normalmente trafega pelas vias públicas, competindo com os veículos e pedestre pela preferência.

Apesar de todos os avanços recentes, comparativamente a outros países, o Brasil ainda deixa muito a desejar com relação ao uso do trem para o transporte de pessoas nas cidades. A extensão das linhas existentes é insignificante e poucas capitais e cidades oferecem estes serviços. Outra questão importante é que os serviços estão disponíveis apenas em algumas cidades e de forma muito concentrada. Aproximadamente 75% dos passageiros transportados acontecem em São Paulo.

Os engarrafamentos existem em praticamente todas as cidades médias e grandes do país. O tempo utilizado no trânsito pelas pessoas representa um custo social muito grande. É muito importante, portanto, que os cidadãos se organizem para discutir projetos e opções de sistemas de transportes mais modernos e eficientes.

Sistemas ferroviários nas cidades brasileiras